Escolhendo e combinando cores de mármores, granitos e quartzo

Escolhendo e combinando cores de mármores, granitos e quartzo

Cores das pedras naturais, desafio a ser vencido! Se você já leu nosso artigo, Granito e mármore – Diferenças e recomendações, você teve a oportunidade de conhecer as diferenças existentes entre estas pedras ornamentais. Agora, nossa dica é sobre como escolher e combinar cores, de acordo com o ambiente e com seu estilo.

Para começar, faço uma pergunta: o que você quer transmitir às pessoas que irão frequentar a cada um dos ambientes?

Luxo? Simplicidade? Segurança? Cada uma destas pedras, além de suas características específicas para cada ambiente, transmite um estilo e uma personalidade. Com base nos padrões tradicionais de cores, que é muito conhecido no design, podemos dizer que:

Cores quentes

Tais como o vermelho, laranja, amarelo marrom e bege são conhecidas como cores estimulantes, por isso é importante ter cautela em sua utilização. Combine sempre com móveis e objetos claros. Quando utilizadas em excesso, estas cores podem causar excitação e nervosismo. Quando utilizadas de modo equilibrado, conferem ao ambiente calor e elegância. Estas cores podem ser usadas em peças específicas como mesas de escritórios, racks, pias etc. O quartzo e o granito, por seu brilho, transformam ambientes simples em luxuosos.

– O branco passa uma mensagem de higiene e pureza, além de transmitir a sensação de ampliação a ambientes pequenos e com pouca iluminação (como banheiros, por exemplo). O mármore, quartzo ou granito em tons claros (branco, bege) podem serem utilizados em halls de entrada, corredores, cozinhas, lavanderias e banheiros. É uma cor muito utilizada em bancadas, principalmente. O quartzo branco e o granito branco absoluto trazem um toque de esplendor e limpeza.  É importante frisar que o mármore e o granito em cores claras tendem a ser mais porosos. Assim, se a limpeza não for diária, a pedra vai manchar mais facilmente.

Cores frias

– Já as cores frias como verde, azul e violeta são utilizadas em ambientes onde se busca o relaxamento. Podem ser utilizadas em hospitais, consultórios e banheiros. É importante lembrar que o uso de pedras no piso torna o ambiente mais frio, portanto, não são indicadas para o uso em quartos. A cor verde estimula o raciocínio e a atenção, por isso é muito indicada para bibliotecas. Já o azul, afasta insetos, excelente opção para banheiros, hospitais e cozinhas.

Preto: apesar de muitas pessoas terem resistência no uso desta cor na decoração de ambientes, esta é uma opção que deixa o espaço bastante suntuoso e, se combinada adequadamente com outras cores, não causa a impressão de um ambiente menor, ao contrário do que muitas pessoas imaginam. De qualquer forma, pedras em tons pretos são muito indicadas para grandes ambientes. O uso do quartzo, do granito e do mármore preto na cozinha e nos banheiros transforma o ambiente num local fino e diferenciado. Devido à cor homogenia, o preto combina com diversas outras cores, porém, é mais indicado o seu uso com peças em tons claros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat