9 cuidados que você deve ter com mármore, granito e quartzo

9 cuidados que você deve ter com o mármore, granito e quartzo

Cuidados simples podem realçar a beleza das pedras naturais.

Duas das principais vantagens de se usar pedras na decoração e revestimento são a sua durabilidade e resistência. Porém, elas também sofrem com o tempo e com o uso constante. Outro ponto fundamental para garantir a beleza é o acabamento destas pedras que, se não forem devidamente revestidas com um bom selador, terão sua durabilidade reduzida devido à absorção de líquidos.
Para garantir que o mármore e o granito mantenham sua cor e brilho você deve ficar atento a estes 9 cuidados:

 

    1. Utilize apenas um pano úmido. Se necessitar usar detergentes, escolha o neutro incolor.

 

    1. Jamais utilize produtos como água sanitária, produtos ácidos ou corrosivos.

 

    1. No caso do mármore, ainda é necessário ter bastante cuidado com o contato com alimentos como café, refrigerantes, limão, vinagre, produtos oleosos etc., pois, mesmo sendo seladas, como são pedras porosas, tendem a absorver líquidos. Assim, limpe o local imediatamente com pano úmido e detergente neutro incolor.

 

    1. Quanto ao granito polido, os maiores cuidados são relacionados ao bem estar dos usuários. Evite trafegar sobre esse piso quando estiver molhado, pois ele é bastante escorregadio. Por outro lado, essa pedra pode ser utilizada sem medo em bancadas de cozinha, além de ser bastante higiênico, não arranha com facilidade.

 

    1. Use uma placa de corte para carnes, verduras e legumes. A possibilidade de riscar a pedra de granito é baixa, mas não nula.

 

    1. Use trempes ou descansos de panela. Embora seja impossível queimar ou derreter a pedra, o selador é vulnerável ao calor excessivo e pode ser danificado. Como consequência, pode perder a eficácia. Além disso, por causa dos diferentes elementos minerais que compõem uma pedra, alguns podem reagir ao calor e gerar fissuras.

 

    1. Não sente sobre as bancadas. A pedra é naturalmente dura, mas não flexível, de modo que muito peso em um ponto pode causar fissuras ou até mesmo quebra-la.

 

    1. O limpador/revitalizador é recomendado para o uso semanal, ao longo de toda a sua bancada. Ele não danifica o selador e ainda reforça sua proteção.

 

    1. É recomendável selar a pedra anualmente para proteger adequadamente e manter o acabamento.

 

 

Quartzo – Especial

A superfície de quartzo não pode ser limpa com qualquer produto de limpeza abrasivo. Pelo contrário, estes produtos, muitas vezes podem riscar e manchar o acabamento da superfície. Para evitar contratempos, durante a manutenção ou na limpeza diária da bancada, tampo, parede ou mesa de quartzo, utilize um detergente neutro. Mas, se for necessária a remoção de gordura e manchas, podemos utilizar produtos específicos.

Open chat