Bancada de quartzo – principais cuidados

Bancada de quartzo – principais cuidados

Feita a partir de um dos minerais mais duros da Terra, a bancada de quartzo é indiscutivelmente a opção mais durável para sua cozinha. Ela é também das mais atraentes. A bancada de quartzo possui uma ampla variedade de cores, incluindo o vermelho, verde maça, bem como marrons, os negros, cremes e os brancos, com brilhos e veios de granito e mármore. Mas ao contrário das lajes de pedra natural, granitos e mármores, que são minadas, ou seja extraídas das pedreiras, as placas de quartzo são projetas em uma fábrica.

Seu ingrediente principal é o quartzo moído (cerca de 94 por cento), combinado com resinas de poliéster para vinculá-lo e pigmentos para dar-lhe cor.
 Para alguns projetos, pequenas quantidades de vidro são adicionados à mistura. As resinas também ajudam a tornar estas bancadas resistentes a riscos e não porosas, proporcionando uma vida útil muito maior e menor preocupação com a sua manutenção. Compare isso ao granito, reinante das bancadas, que normalmente requer uma nova camada superior de proteção, pelo menos uma vez por ano.

No passado, o maior golpe contra o quartzo foi que ele não tinha os padrões e variações de cor que você tem com as pedras naturais. Mas isso é um ponto discutível agora, com todos os fabricantes oferecendo placas multicoloridas com manchas suficientes, redemoinhos e padrões aleatórios para torná-los quase indistinguíveis das pedras naturais.
 Eles estão disponíveis com acabamento polidos; agora você pode obter um com tratamento afiado, areia ou em relevo. Então se você está cansado de olhar para pedras foscas, ardósia texturizada ou granito brilhante, existe uma bancada de quartzo para você.

Cuidados e manutenção da superfície do quartzo

Manter sua nova bancada de quartzo é muito fácil. Basta lavar com um pano macio e água morna, use um sabonete neutro, se desejar. Em dúvida sobre qual produto usar? Fale com nossa equipe.

Derramamento

Cuidado com os líquidos derramados e que endurecem à medida que secam, como a goma, graxa, tinta, etc… Estes materiais devem ser removidos por completo, de forma muito delicada, rapando com um raspador de plástico. Em seguida, a superfície deve ser limpa com uma solução de água e vinagre (seguindo sempre as instruções do fornecedor da placa) ou com uma esponja de limpeza não abrasiva (parte amarela de uma esponja 3M Scoth-Brite ®) em conjunto com um detergente líquido neutro e enxaguada com água limpa. Depois a superfície deve ser seca com um papel toalha branco ou um pano branco limpo.

Resistência a manchas e produtos químicos

As bancadas de quartzo são não-porosos, de modo que líquidos ou outros derrames não são absorvidos na superfície, tornando resistente a manchas.

Marcadores/tintas e alguns produtos químicos, como solventes ou corantes podem, no entanto, provocam descoloração permanente à superfície, e deverá ser evitada.

Caso esses agentes entrem em contato com a superfície, limpe imediatamente e lave com água em abundância. Se a mancha persistir, umedeça um pano com Goo Gone ®, ou um produto similar e esfregue-o na mancha, mas tome muito cuidado para não arranhar. Lavar cuidadosamente com água morna para remover qualquer resíduo mais resistente.

Não exponha ou use na superfície de seu quartzo qualquer abrasivo com alta alcalinidade, ácido, radicais livres, oxidastes ou similares. Evite expor sua bancada a produtos químicos.
Não utilize expor a superfície do quartzo a tais produtos, incluindo, mas não limitando a água sanitária, limpadores de forno, produtos como pedra-pomes, baterias, removedores de tinta, sabonetes de óleo, limpadores a base de prata ou semelhantes.

Resistência ao calor

As bancadas de quartzo NÃO SÃO à prova de calor, à “provas” químicas ou à prova de rachaduras de qualquer forma. Para manter a beleza de sua bancada de quartzo, não coloque frigideira quentes diretamente sobre a superfície. Também precisa estar ciente dos potenciais danos à superfície por aparelhos que geram calor, como grelhas elétricas, fritadeiras elétricas, panelas de pressão. Recomendamos expressamente o uso de tremps e descansos de panela para evitar o aquecimento da superfície de sua bancada de quartzo. Tal como acontece com qualquer pedra natural, determinada exposição ao calor pode causar rachaduras devido ao choque térmico.

Cortes ou arranhões

O quartzo é um dos materiais mais duros na natureza. É por isso que sua nova bancada de quartzo não será facilmente arranhada ou cortada. Temos, no entanto, que recomendar o uso de uma placa de corte para proteger a superfície de sua bancada.
Com pequenos cuidados, a superfície de sua bancada de quartzo vai brilhar por muitos e muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat